Adicionar à minha lista

Biscoitinhos de amêndoa – Amaretti

Ana Bacellar

Na cozinha, como em tudo nessa vida, uma coisa puxa outra e foi assim com o amaretto. Precisava de uma meia dúzia de biscoitos pra esfarelar e usar numa receita e achei que não tinha cabimento sair pra comprar um saquinho, tanto pelo gosto artificial da maioria dos que a gente encontra por aí, como pelo preço.

Fui atrás de receitas, baixei os meus livros, pesquisei, testei e testei até conseguir um biscoito crocante e quebradiço com miolo levemente macio. As minhas conclusões: os biscoitinhos ficam mais gostosos com farinha de amêndoa não muito fina; licor de amaretto dá sabor, mas gostei mais da versão com a essência natural de amêndoa que fiz em casa (mas também da pra comprar); como a massa fica bem mole e grudenta, a melhor solução que encontrei pra moldar os biscoitos foi pegar porções de no máximo ½ colher (chá), pouco mesmo, colocar essa massa direto no açúcar comum, rolar no açúcar pra firmar e passar no açúcar de confeiteiro; as bolinhas devem ser pequenas, pois crescem um tanto no forno, por isso também é importante deixar uns 2cm de espaço entre elas na assadeira; forrar com papel manteiga funciona, mas tapete de silicone é mais prático; uns 9min de forno a 180ºC (médio-alto) dão biscoitos levemente úmidos por dentro e com uns 10min eles ficam bem secos. A massa parece pequena, mas rende bastante. Se quiser preparar amaretti de chocolate, é só acrescentar 1 ½ colher (chá) de cacau em pó à massa, que fica um pouco mais firme, mas dá certo.

Receber uma xícara de café com uns dois biscoitos é tudo de bom, mas eles também são deliciosos com sorvetes, tanto inteiros, quanto esmigalhados (uso os quebrados e esfarelados do fundo do pote como farofa doce). Ficam perfeitos num pote fechado por 3 a 4 dias.

Ingredientes

Massa

  • 1 clara
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar (100 g)
  • 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 colheres (chá) de essência de amêndoa ou de licor de amêndoas, como Amaretto
  • 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas (100 g)

Finalização

  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (40 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Separe uma assadeira grande e forre com um tapete de silicone ou com papel manteiga.

Com a batedeira, bata a claras até esbranquiçar e espumar. Aos poucos, junte o açúcar e bata até conseguir um merengue bem firme. Pare de bater e, com uma espátula, junte as essências de baunilha e de amêndoa e a farinha de amêndoa. A massa será bem molenga e pegajosa, é assim mesmo.

Coloque o açúcar de confeiteiro numa tigelinha e o açúcar comum numa outra. Pegue porções de massa de ½ colher de chá e despeje na tigela do açúcar comum, então role no açúcar para massa firmar, enrole uma bolinha e passe pelo açúcar de confeiteiro. Coloque as bolinhas na assadeira deixando uns 2 cm entre elas, pois crescem bastante. Com a ponta do dedo, aperte de leve cada bolinha pra achatar.

Asse os biscoitos por uns 9 a 10min se preferir crocantes por forma com miolo ligeiramente macio e por uns 10 a 11min se quiser biscoitos mais secos. Retire do forno, aguarde uns 2min, solte os biscoitos da assadeira, espere esfriar e guarde num pote fechado por 3 a 4 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *