Adicionar à minha lista

Biscoitinho de nata

Ana Bacellar

Quando a fazenda de São Luís do Paraitinga era leiteira, eu sempre separava a camada grossa de creme do leite pra fazer manteiga, mas guardava um pouco pra fazer biscoitinho de nata. Eles se desmanchavam na boca enquanto tomava uma caneca bem cheia de café, que com aquele creme de leite tão saboroso até ficava com gosto de café com leite.

Como não tenho mais aquele creme de leite precioso, costumo ir atrás de nata (alguns supermercados têm, principalmente aqueles que vendem produtos do sul do Brasil, pois lá eles comem cuca com nata 365 dias por ano). Quando não consigo achar, uso um bom creme de leite fresco, mas já fiz com creme de lata e de caixinha sem soro e os resultados foram bons.

Além de ficarem lindos num pote, numa lata ou compoteira, eles também são perfeitos pra embrulhar e presentear. São viciantes.

Ingredientes

  • ¾ de xicara (chá) de nata, ou de creme de leite espesso sem soro, lata ou caixinha (160 g)
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (15 ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (15 g)
  • 3 e ¼ de xícara de farinha de trigo (aproximadamente 390g)
  • Manteiga pra untar
  • 1 gema diluída em 1 colher (sopa) de água pra pincelar
  • Açúcar cristal pra polvilhar

Preparo

Numa tigela média, misture a nata, o ovo, o açúcar, a baunilha e o fermento até obter um creme liso. Aos poucos, junte a farinha e trabalhe até obter uma massa bem macia e que se solte das mãos.

Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por 15min.

Sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo até ficar com a espessura da casca de banana, corte com um cortador pequeno se quiser biscoitos mais crocantes, ou maiores se preferir interiores não tão quebradiços (eu prefiro os mais crocantes, já as minhas filhas preferem os maiores).

Transfira os biscoitos pra 2 assadeiras grandes untadas com manteiga, pincele com a gema, polvilhe com açúcar cristal e leve à geladeira por uns 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Asse os biscoitos por uns 15min, até que estejam bem dourados. Solte os biscoitos ainda quentes da assadeira e deixe esfriar sobre uma grade (eles saem macios do forno e ficam crocantes quando esfriam).

Guarde os biscoitos num pote fechado por até 1 semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *