Adicionar à minha lista

Bicho-de-pé

Ana Bacellar

O docinho rosa rolado no açúcar, macio e com gosto de leite condensado chegou arrasando no início dos anos 1980. Quem mordia o doce, que diziam ser um “brigadeiro rosa”, não só gostava, como queria mais e mais. Não era brigadeiro, porque não tinha chocolate, não era beijinho, porque não tinha coco, mas de onde vinha o rosa?

No começo, era um mistério, mas a receita se espalhou em pouco tempo e todos descobriram que o rosa vinha da gelatina vermelha.

Há quem use preparado matinal sabor morango no bicho-de-pé, mas eu confesso que experimentei e não gostei do sabor e nem do excesso de açúcar. Fiz uma receita que dizia pra usar gelatina de morango em pó, que ficou rosa, mas não gostei do sabor artificial do morango.

Pesquisando, achei uma versão sem gelatina e com morangos frescos processados e peneirados, misturados ao leite condensado, quer dizer, um docinho de morango de enrolar. Experimentei e ficou gostoso, mas não ficou muito rosa e o sabor também não lembra bicho-de-pé.

Segundo a fundadora da doceira “Amor aos Pedaços”, que seria a criadora do bicho-de-pé e tem até a patente, o doce é irresistível, não dá pra parar de comer, assim como a coceira de quem está com bicho-de-pé.

Hoje, toda mesa de aniversário tem e eu faço parte daqueles que deixam o brigadeiro de lado e ficam com o docinho rosa.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de leite condensado (normalmente 1 lata de 395g)
  • 25 g de manteiga
  • ½ envelope de gelatina em pó vermelha sem sabor (6 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar refinado para rolar (50 g)
  • Manteiga pra untar

Preparo

Numa panela média, alta e de fundo grosso, aqueça o leite condensado e a manteiga. Sempre mexendo, pra não grudar nem queimar no fundo, e tomando cuidado, pois a mistura espirra bastante e é muito quente, cozinhe por uns 15min, até que a massa fique brilhante e com um colorido mais forte e a panela comece a chiar.

Retire do fogo, misture a gelatina até dissolver, passe para um refratário untado com manteiga e deixe esfriar por umas 3h para que o docinho mantenha a forma ao enrolar.

Pra moldar, unte as mãos com um pouco de manteiga, pegue porções de massa com uma colher (chá), enrole fazendo bolinhas.

Coloque o açúcar num prato fundo, role nele os docinhos e transfira para as forminhas.
Guarde os docinhos num pote fechado em temperatura ambiente por 2 ou 3 dias (ou congele já nas forminhas por uns 3 meses e, sem abrir o pote, para não melar, deixe descongelar naturalmente).

22 Comentários

  1. 1
  2. 6
  3. 9

    Oi, Helô! Tive uma dúvida quanto a gelatina em pó, você a mistura no doce sem diluí-la? Eu tentei fazer de duas maneiras: primeiro, joguei a quantidade em pó no doce e misturei, porém não dissolveu bem e deu algumas bolinhas; segundo, dissolvi a quantidade de gelatina em um pouco de água e depois a misturei no doce, o que deixou a sua textura meio estranha. Como você faz? Obrigada desde já, receita maravilhosa!

    • 10

      Oi Maristela! Realmente misturei sem diluir antes porque uma vez dilui em água e textura ficou mesmo meio estranha. Lembre-se de misturar rápido pra dissolver as bolinhas. Beijos!

  4. 11

    Oi, Helô! Tive uma dúvida quanto a gelatina em pó, você a mistura no doce sem diluí-la? Eu tentei fazer de duas maneiras: primeiro, joguei a quantidade em pó no doce e misturei, porém não dissolveu bem e deu algumas bolinhas; segundo, dissolvi a quantidade de gelatina em um pouco de água e depois a misturei no doce, o que deixou a sua textura meio estranha. Como você faz? Obrigada desde já, receita maravilhosa!

    • 12

      Oi, Mariah! Misturei sem diluir antes porque uma vez dilui em água e textura ficou mesmo meio estranha. Lembre-se de misturar rápido pra dissolver as bolinhas. Beijos!

  5. 13
  6. 15
  7. 16

    Segui a receita a risca e coloquei a gelatina na mistura super quente e mandei força no braço pra dissolver e deixar bem homogêneo, mas infelizmente ficaram várias bolinhas de gelatina na massa e o doce ficou parecendo ovo de dinossauro… kkkkk tô rindo pra não chorar porque deu ruim no meu docinho.

    • 17

      Oi, Carol! A gelatina deverá estar bem seca, pó mesmo, e assim ela se dissolve bem sem deixar grumos. Já aconteceu comigo, um dia na praia, a gelatina estava úmida e não se desmanchou direito. Mas não desanime!! Bjs

      • 18

        Helô obrigada pela sua resposta e atenção, mas a gelatina era nova e eu coloquei o pó direto na mistura quente, a gelatina estava super seca e comprei o produto de ótima qualidade, enfim eu segui certinho sua receita, mas não deu certo! Não sei o que fazer pra dar certo da próxima vez 🙁

  8. 19

    Tentei fazer ontem e deu errado. A textura ficou parecendo de chiclete, e nao dava nem pra enrolar. A massa nao “aceitava” . Segui a receita certinho, a unica coisa foi que coloquei na geladeira, em vez de apenas deixar esfriar fora da geladeira. Será que foi isso que alterou a textura do doce ? obrigada !

    • 20

      Oi, Aline. Colocar para esfriar na geladeira poderia endurecer mais a massa, mas algo que eu não sei explicar deve ter acontecido para desandar tudo. Sinto muito que não deu certo, mas não desista e tente de novo, na cozinha é assim mesmo, vários acertos e erros até chegarmos no resultado que queremos. Bjs

  9. 21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *