Adicionar à minha lista

Berinjela recheada grega

Sempre tenho umas berinjelas na geladeira e vivo pensando em receitas diferentes pra fazer com elas, pois as possibilidades são imensas. Dá pra fazer de mil jeitos e sempre fica bom.

Berinjela recheada é comida super de casa, que muita gente faz, mas cada um prepara de um jeito. Já experimentei muitas e muitas receitas, mas várias vezes preparo a versão grega, que pra mim é imbatível.

Quando morei em Paris e comia bastante num restaurante grego minúsculo perto de casa, e que era excelente, com tudo preparado ali mesmo pela família, muitas vezes pedia o prato do dia com berinjela recheada. O recheio era incrível, substancioso, saboroso, com os contrastes do cremoso da polpa da berinjela e do pão, da carne, do tomate, das ervas que refrescam (a hortelã é essencial), das passas e dos pistaches e do queijo gratinado.

O preparo é simples e o prato ainda é muito prático, pois dá pra deixar as berinjelas já recheadas e polvilhadas com queijo na assadeira por até 2 dias e só levar ao forno pra aquecer e gratinar na hora de servir. Embora o gratinado quentinho seja mais gostoso, a berinjela também fica deliciosa em temperatura ambiente. Com uma salada, já se tem a refeição.

O primeiro passo é preparar a berinjela e isso é fácil, embora pareça complicado. Com uma faca afiada e com bastante cuidado pra não furar a casca, faça um risco pra marcar a borda, deixando uns 0,5 mm de polpa junto à casca, e depois risque a polpa central fazendo um quadriculado pra que ela cozinhe por igual e a retirada da polpa já cozida fique mais simples.

Em seguida, polvilhe as metades de berinjela com sal, pincele com azeite e leve ao forno por 20min, até que a polpa esteja bem macia. Depois disso, é só puxar a polpa com uma colher e reservar pro recheio e colocar as cascas numa assadeira untada.

O recheio também é tranquilo de fazer, um refogado básico com cebola e alho no azeite, depois entra a carne, o tomate, a polpa da berinjela e o pão, as ervas, as passas, os pistaches (ou pinoli), sal e pimenta.

Em seguida, só dividir o recheio em 4 partes, colocar uma parte dentro de cada metade de berinjela, polvilhar com o queijo e forno pra gratinar.

Quanto à carne, usei bovina porque é a mais dia-a-dia por aqui, mas dá pra fazer com cordeiro, como se faz na Grécia, ou usar porco ou frango. Se quiser deixar a receita vegetariana, simplesmente deixe a carne moída de lado.

Ingredientes

  • 2 berinjelas grandes (800 g)
  • 2 colheres (sopa) de pistache grosseiramente picado
  • 1 cebola média em cubinhos (150 g)
  • 1 dente de alho picado
  • 250 g de carne bovina moída (acém, patinho, coxão mole)
  • 2 tomates maduros em cubinhos (300 g)
  • ½ xícara (chá) de miolo de pão esmigalhado (umas 2 fatias)
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
  • 2 colheres (sopa) de hortelã picada (umas 6 folhas)
  • 2 raminhos de orégano fresco ou ½ colher (chá) de orégano seco
  • 2 colheres (sopa) de passas escuras
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (30 g)
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Berinjela – Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Unte uma assadeira com azeite e reserve.

Corte as berinjelas ao meio e no sentido do comprimento e, com uma faca afiada e tomando cuidado pra não furar a casca, faça um risco pra marcar a borda, deixando uns 0,5 mm de polpa junto à casca. Depois risque a polpa central fazendo um quadriculado pra que ela cozinhe por igual e a retirada da polpa já cozida fique mais simples.

Polvilhe as metades de berinjela com sal, pincele com azeite e leve ao forno por 20min, até que a polpa esteja bem macia.

Recheio – Numa frigideira grande, aqueça o azeite, doure ligeiramente o pistache e passe pra um prato.

No mesmo azeite, doure ligeiramente a cebola, adicione o alho e aguarde perfumar.

Junte a carne moída e mexa até soltar todos os grumos e mudar totalmente de cor.

Acrescente sal, pimenta, o tomate e deixe aquecer.

Misture o pão, acerte de novo o sal, adicione as ervas, as passas, os pistaches e ajuste o sal e a pimenta e retire do fogo.

Mantenha o forno ligado.

Retire a assadeira do forno e, com uma colher, retire a polpa das berinjelas, mas mantenha as metades vazias na assadeira.

Junte a polpa das berinjelas ao recheio e acerte de novo o sal. Divida o recheio em 4 partes, recheie as berinjelas e polvilhe com o queijo.

Leve as berinjelas ao forno por uns 10min, só pra aquecer e gratinar.

Sirva em seguida com uma salada. Também dá pra servir em temperatura ambiente.

3 Comentários

  1. 1
  2. 2

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *