Adicionar à minha lista

Batatas estampadas

Ana Bacellar

Poucas receitas causam tanto uau quando chegam à mesa quanto as batatas estampadas. São surpreendentes, lançam aquele ar misterioso de dúvida, pois muitos nem imaginam como se consegue o efeito estampado.

Há uns vinte anos, vi uma receita parecida numa Gourmet Magazine, experimentei, troquei a manteiga pelo azeite, passei a variar as ervas e concluí que, pra deixar as batatas com a superfície vitrificada e aquele efeito fossilizado que é o máximo, é fundamental forrar o fundo da assadeira com uma camada rasa, mas farta, de azeite com sal e pimenta; usar uma faca bem afiada pra deixar as metades de batata bem lisas e planas; colar um ramo de ervas em cada face cortada e colocá-las na assadeira com esse lado para baixo; assar sem movimentar as batatas, até que as bordas dourem e as cascas estufem; e depois soltar da assadeira com cuidado.

Dei essa receita na minha primeira aula no Atelier Gourmand, e já perdi a conta do número de alunos que aprendeu a prepará-la. Quem vê e experimenta se encanta, ainda mais depois de entender a receita e constatar que é tudo simples demais. Quando quero um petisco, uso batata bolinha ou miúda e fica o máximo.

Ingredientes

  • 8 batatas médias lavadas e com casca (1,2 Kg)
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva (aproximadamente 120 ml)
  • 16 ramos de ervas frescas variadas como salsinha, manjericão, alecrim e sálvia (1 maço de ervas variadas)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Aqueça o forno a 200ºC (alto).

Corte as batatas de comprido e sem descascar. Coloque o azeite numa assadeira que acomode as metades numa camada só, polvilhe com sal e pimenta, misture e espalhe pra que o azeite cubra todo o fundo da assadeira. Encoste um ramo de ervas na face cortada de cada metade de batata, coloque na assadeira com o lado estampado pra baixo e pressione pra colar.

Asse por uns 40min, até que as batatas estejam macias, douradas nas bordas e com as cascas ligeiramente estufadas.

Retire do forno, descole as batatas da assadeira com cuidado e passe pra um prato, deixando o lado das ervas para cima. Sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *