Adicionar à minha lista

Batata cremosa de forno

Ana Bacellar batata cremosa de forno

A receita da batata cremosa de forno é gostosa e simples de fazer. Ela também e versátil, combina com carnes vermelhas, aves, peixes e legumes preparados de mil jeitos diferentes.

É aquela receita que vai muito bem no dia a dia, mas que é perfeita pras ocasiões mais especiais. Eu, por exemplo, quando monto um cardápio pra receber, gosto de incluir uma receita meio que unanimidade como a de hoje, principalmente pensando nas crianças, nos mais idosos ou em alguém que está com alguma indisposição de momento.

Com o sabor delicioso da batata, a cremosidade de um purê e a crostinha dourada na superfície a receita não tem como deixar de agradar.

O processo é bem simples. O primeiro passo é cozinhar as batatas, de preferência inteiras e com casca para que não absorvam tanto líquido e fiquem mais aveludadas. Enquanto a batata cozinha, eu misturo o creme de leite fresco com 1 colher (chá) de suco de limão e deixo descansando por uns 15min, só pra ter uma pontinha bem leve de acidez, como acontece com a crème fraîche francesa.

Em seguida, coloco o alho ralado, as gemas e o sal na tigela do creme de leite e reservo (acredite, o alho fica suave e faz toda a diferença). Quando a batata fica pronta, eu descasco e espremo enquanto ela ainda está bem quente e junto a manteiga gelada em 2 etapas, mais ou menos como se fosse fazer um purê simples de batata. Quando toda a manteiga está incorporada, junto a mistura do creme. Depois, só colocar no refratário untado com manteiga e assar por uns 45min, até firmar e dourar.

A receita da batata cremosa de forno ainda é prática, já que dá pra preparar e montar no refratário, cobrir com filme e deixar na geladeira por umas 24h, ficando só assar pra pouco antes de servir. Calcule uns 10 minutos a mais de forno porque tudo estará gelado.

Vai bem com pernil perfumado de festa, pernil de cordeiro assado, peru dourado com ervas, peito de peru com ervas e presunto cru, frango de festa com mostarda e mel e legumes, filé mignon recheado com presunto cru e pesto de manjericão, salmão de forno com azeite e laranja, legumes caramelizados de forno e muito mais.

batata cremosa de forno 2

Ingredientes

  • 1 kg de batatas inteiras e com casca
  • 1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco (360 ml)
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • 1 dente de alho ralado
  • 4 gemas
  • 2 colheres (chá) de sal (ou a gosto)
  • 75 g de manteiga gelada em cubinhos
  • Manteiga pra untar

Preparo

Coloque a batata numa panela, cubra com água fria, aqueça, abaixe o fogo quando ferver e cozinhe até amaciar, espetando com um garfo pra testar.

Enquanto isso, coloque o creme de leite e o suco de limão numa tigela, misture e deixe repousar por 15min.

Em seguida, junte ao creme de leite o alho, as gemas e o sal.

Aqueça o forno a 180ºC (médio).

Unte com manteiga um refratário médio.

Escorra e esprema as batatas ainda bem quentes, passe a polpa pra uma tigela grande.

Junte metade da manteiga e misture até incorporar, então junte a manteiga restante e novamente misture até incorporar.

Junte o creme, acerte o sal e espalhe no refratário. Se quiser, passe o dorso da colher na superfície pra dar algum relevo.

Se preferir preparar de véspera, cubra com filme e leve à geladeira, deixando pra levar ao forno 1h antes de servir.

Leve ao forno e asse por uns 45min, até que o purê esteja firme e com a superfície bem dourada.

Retire do forno e sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *