Adicionar à minha lista

Receita de barrinhas fofas de aveia

Ana Bacellar Receita de barrinhas fofas de aveia

A receita das barrinhas fofas de aveia, castanha, maçã e iogurte é simples de preparar e deliciosa. Elas são nutritivas e cheias de texturas, caem bem no café da manhã com frutas frescas e iogurte cremoso. E também são perfeitas como lanchinho a qualquer hora do dia ou da noite.

Além da aveia e dos flocos de arroz, a receita leva purê de maçã, iogurte e ovo, manteiga, açúcar mascavo e mel para dar liga. E não dá mesmo pra diminuir as quantidades do açúcar, do mel e da manteiga sem mexer no sabor e na textura. Já diminui um pouco do açúcar quando acrescentei o purê de maçã, que tem doçura natural.

O iogurte, que entrou na receita num dia em que eu estava com vários potinhos na geladeira, deu cremosidade e equilíbrio à receita. Com a castanha-do-Pará a receita ganhou sabor e textura. E com as especiarias, ficou perfumada e deliciosa. Usei castanha-do-Pará, mas pode ser qualquer outra, assim como dá pra acrescentar 1/3 de xícara (chá) de uva-passa, ameixa, damasco ou o que quiser. Como eu adoro a combinação de canela, gengibre em pó, cravo em pó e noz-moscada, perfumei a receita com um pouco de cada uma delas, mas também dá pra usar o que preferir.

Com tantos ingredientes bons, a receita de barrinhas fofas de aveia ficou saborosa, nutritivamente completa, mas com textura macia, como se fosse um bolinho compacto com bastante aveia. Pela textura, ela fica melhor se servida no próprio dia em que preparada, ou no dia seguinte, depois ela começa a murchar e a perder a graça.

Quanto ao purê de maçã, eu simplesmente cortei a maçã ao meio, descartei as sementes e cabinho, cortei nuns 8 pedaços e levei ao micro-ondas por uns 3 minutos e processei tudo.

Se preferir barrinhas firmes e ultra crocantes, daquelas que a gente pode carregar pra qualquer lado e dica perfeita por uns 3 dias num pote bem fechado, o ideal é preparar a receita dos quadradinhos de aveia, coco, ameixa e castanha.

Ingredientes

  • 1 maçã média e ácida
  • 25 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de mel (50 g)
  • 1 ovo
  • 1/3 de xícara (chá) de iogurte natural (70 g)
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo (50 g)
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos instantânea (85 g)
  • 1 xícara (chá) de flocos de arroz (70 g)
  • 1/3 xícara (chá) de castanhas-do-Pará grosseiramente picadas (60 g, ou da castanha que quiser)
  • 1/4 colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de gengibre em pó
  • Pitadas de cravo em pó
  • Pitadas de noz-moscada
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • Papel manteiga pra forrar a assadeira

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio).

Separe e forre com papel manteiga uma assadeira pequena, de uns 16×20 cm.

Corte a maçã ao meio, descarte o cabinho e o miolo com as sementes, divida nuns 8 pedaços, coloque numa tigela pequena e leve ao micro-ondas por uns 4min, até começar a amaciar.

Coloque os pedaços, com casca e tudo, no liquidificador, junte a manteiga, o mel, o ovo, o iogurte e o açúcar e bata até obter uma pasta.

Transfira a pasta pra uma tigela média, junte a aveia, os flocos de arroz, a castanha, as especiarias e o sal. Misture bem, espalhe na assadeira, alise e pressione com a palma da mão pra conseguir uma camada uniforme.

Asse por uns 40min, até perfumar, secar bem dourar na superfície.
Retire do forno, espere 5min e retire da assadeira a placa com o papel.

Deixe esfriar completamente.

Com uma faca de lâmina afiada e grande, corte a placa em barrinhas ou quadrados. Guarde num pote fechado por 24h.

4 Comentários

  1. 1
  2. 3
    • 4

      Talitha, boa tarde!
      Os flocos de arroz não tem praticamente sabor e, a não ser pela parte nutricional, eles fazem falta mesmo é na textura, pois não há outro ingrediente que tenha a mesma consistência. Flocos de milho (cornflakes, escolha o não adoçado) e crisps de quinoa também dão o efeito crocante, mas o custo é bem mais elevado. Você encontra os flocos de arroz com facilidade em lojas de produtos naturais e de cereais.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *