Adicionar à minha lista

Bala de goma de verdade – Morango e laranja

Fico feliz demais quando faço em casa coisas que normalmente são compradas prontas, que quase ninguém pensa que consegue fazer, que a gente até pode ter vontade de comer de vez em quando, mas deixa de lado, porque sabe que não costumam ter nada de útil, de nutritivo, muito pelo contrário… Acho o máximo chegar a uma receita que seja saborosa, com textura, cor e aroma totalmente naturais, sem nadinha de nadinha de coisas extras. Entendo que os produtos industrializados e, que dependem de vida maior na prateleira, podem necessitar de algum conservantes, naturais de preferência, mas tirando essa necessidade, não vejo qualquer motivo pra consumir coisas misteriosas e estranhas.

Sugeri fazer meio a meio, laranja e morango, duas cores e sabores bem diferentes. O amarelinho claro da laranja e o rosado do morango são tão mais lindos assim, nada gritantes, nem forçados. Se quiser só morango, simplesmente não use a laranja e dobre a quantidade do morango.

Pra conseguir o “suco de morango” necessário pra gelatina, comecei aquecendo a fruta numa panelinha pra que ela soltasse bastante líquido. Só que, na hora de passar pela peneira, eles acabaram se desmanchando e o suco ficou turvo. Usei mesmo assim, mas não gostei do resultado.

Decidi cozinhar eles no micro-ondas, só os morangos numa tigela por uns 2min e 30s e deu certo, a fruta soltou bastante líquido, passei pela peneira sem espremer (comi os morangos) e usei o suco, ficou perfeito (rendeu ¼ de xícara de suco, o suficiente).

Cortei em quadradinhos, porque o aproveitamento é maior, mas tudo bem se quiser cortar discos e picar as rebarbas, que terão o mesmo gosto.

Duram bastante tempo num pote fora da geladeira.

Crianças adoram, mas muitos adultos também não resistem a uma balinha.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de suco natural de laranja (2 a 3 unidades) – (240 ml)
  • 1 e ½ xícara (chá) de morangos bem vermelhos cortados ao meio (220 g)
  • 1 xícara (chá) de água (240 ml)
  • 4 sachês de gelatina incolor e sem sabor (48 g)
  • 4 xícaras (chá) de açúcar (600 g)
  • Óleo vegetal pra untar
  • Açúcar pra polvilhar

Preparo

Aqueça o suco de laranja numa panelinha e deixe ferver por uns 10min, até reduzir a ¼ de xícara (chá), umas 4 colheres (sopa), de um xarope grosso e passe pra uma tigela, reserve.

Coloque os morangos numa tigela que acomode todos bem juntos e aqueça no micro-ondas por 2 a 3min, até ficarem macios e com bastante suco. Sem espremer, apenas mexendo bem de leve com uma colher, passe por uma peneira, tentando aproveitar todas as gotas do suco vermelho que escorrer (a polpa não entra na receita, pois ela deixa as balas turvas e leitosas). Reserve.

Unte com óleo duas assadeiras ou refratários pequenos, de uns 18×10 cm.

Coloque a água numa panela média e aqueça até amorna, junte a gelatina e misture até dissolver. Acrescente o açúcar e, sempre mexendo, mantenha no fogo só mesmo pra aquecer e dissolver, retire do fogo.

Misture metade da gelatina e a redução de laranja e despeje numa assadeira. Misture a gelatina restante e o suco do morango e coloque na outra assadeira.

Aguarde 1min e, com uma colher, descarte a espuma que se formar na superfície.

Deixe repousar fora da geladeira e sem cobrir por umas duas horas, então cubra (nessa fase, a gelatina já estará mais firme e não grudará se encostar no pano) e mantenha repousando por mais umas 22h.

No dia seguinte, polvilhe uma tábua com bastante açúcar. Desenforme as placas de bala sobre o açúcar e vire pra conseguir que ele envolva totalmente a superfície.

Com uma faca afiada, corte em quadrados de mais ou menos 1 cm e role no açúcar.

Deixe as balas secarem bem antes de guardar num pote fechado por até 1 semana.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *