O Lua – Luiz Gonzaga, o rei do baião – cantava que ia “mostrar para vocês, como se dança um baião e quem quiser aprender, basta prestar atenção” e eu, Helô, digo que vou mostrar para vocês como um baião-de-dois é bom e ensinar a receita.
O prato, que é pra lá de arretado, sertão total e nordestino de alma, é feito de arroz e feijão, combinação que quase todo brasileiro adora. Cearenses, potiguares e paraibanos costumam fazer o baião com feijão-de-corda, fresco sempre que possível, mas como nem sempre a gente tem esse feijão delicioso por perto, dá pra usar o de corda seco (que é mais fácil de achar), ou qualquer outro feijão, como mulatinho, carioca, rosinha, rajado e até um jalo. O arroz é o branco de todo dia, que fica diferente no baião, porque cozinha no caldo do feijão.
Há receitas pra todos os gostos e bolsos, mais ou menos ricas dependendo do que se tem na geladeira e na despensa. No Nordeste, o charque e a carne de sol caseira sempre entram na panela, mas nada impede que a carne seca e o toucinho defumado sejam as carnes do prato.
Cebola, alho, cominho, coentro são meio básicos, mas há quem use tomate e pimentão.
Como eu adoro queijo, gosto de incrementar a receita com 100 g de quadradinhos de queijo de coalho dourados na frigideira e fico com um baião-de-dois que já passa a ser de “três”. É um bom prato único, mas com um pirão de leite a refeição atinge a perfeição. Para dar o clima, coloque um baião para tocar.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de feijão-de-corda fresco ou seco, ou outro feijão como mulatinho, carioca, rosinha (360g)
- 250 g de bacon em cubinhos
- 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 1 e ½ xícara (chá) de carne seca cozida e separada em lascas (250 g)
- 1 xícara (chá) de arroz branco lavado e escorrido (180 g)
- ¼ de colher (chá) de cominho
- 4 colheres (sopa) folhas de coentro e cebolinha picadinhas (4 ramos)
- 100 g de queijo de coalho em quadradinhos
- Óleo vegetal
- Sal
Preparo
Numa panela grande, coloque o feijão, cubra com água até ultrapassar uns 5 cm e aqueça. Quando ferver, retire a espuma que subir, abaixe o fogo e cozinhe por, mais ou menos, 1h e 30min, até que os grãos estejam bem macios, mas inteiros (se começar a secar, junte mais um pouco de água quente), reserve. Se o feijão for seco e quiser ganhar tempo, cozinhe o feijão na panela de pressão.
Regue o fundo de uma panela média com um pouco de óleo e junte o bacon. Quando os cubinhos estiverem dourados, acrescente a cebola, deixe dourar um pouco e adicione o alho. Quando perfumar, junte a carne seca e o feijão com 3 xícaras do caldo do cozimento (se necessário, complete com um pouco de água). Deixe ferver por 5min para encorpar, acrescente o arroz e cominho, abaixe o fogo e cozinhe por 20min, mexendo de vez em quando com colher de pau, até que o arroz esteja cozido, mas com os grãos inteiros. Acerte o sal, junte o coentro e a cebolinha e coloque na travessa de servir.
Aqueça um fio de óleo numa frigideira antiaderente e nele doure os quadradinhos de queijo dos dois lados. Espalhe o queijo por cima do baião e sirva com molho de pimenta.
Oi aqui é a Angelica, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Oi, Angelica! Fico muito feliz que tenha gostado! bjs
HELÔ! Estou amando as suas receitas!! Me identifico bastante com elas e adoro as dicas que também acrescenta. Muito obrigada por compartilhar.
Aline, bom dia!
Você não imagina como as mensagens com a sua são capazes de deixar o meu dia mais feliz e com vontade de seguir em frente, ainda mais em momentos tão duros como os de hoje.
Abraço, Helô
Dona Elo hoje trabalho. Na area da educação. E ja fui garçom. Do la da venda um de seus restaurantes. Foi uma prazer. Ver tanta qualidade humildade e conhecimento juntos. Sucesso sempre
Dona Elo hoje trabalho. Na area da educação. E ja fui garçom. Do la da venda um de seus restaurantes. Foi uma prazer. Ver tanta qualidade humildade e conhecimento juntos. Sucesso sempre
Boa sorte pra você!
Uma maravilha ter trabalhado com. Vocês seria um prazer trabalhar novamente com vocês
oi Rafael, faz tempo! Obrigada pelo carinho.
Com a crise da pandemia, tudo está fechado, muito difícil. Vamos lutando sempre.
Abraços, Helô
Fiz o Baião de dois…ficou maravilhoso…só incrementei com meio vidro de leite de coco…eu gosto muito do aroma que fica
Marilene, boa noite!
Que notícia gostosa. A gente também ama baião de dois.
Deve ter ficado maravilhoso com o leite de coco, ótima ideia.
Acompanhe as novidades e conte sempre como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Lembrei do seu site e voltei para ver se tem algo novo…
Não esquece de passar no meu também.
Principalmente o primeiro artigo que tenho na página, este
acredito que vai te interessar bastante.
Abraço.
Karine, boa tarde!
Aqui temos sempre novidades, vale acompanhar.
Qual o seu site?
Abraços,
Ana e Helô