Adicionar à minha lista

Bagel de Montréal

Sabia que existem dois tipos de bagels? Tem os canadenses e os americanos. O Montréal tem um gostinho do mel delicioso, é adocicado sem ser propriamente doce e tem uma textura boa demais.

Em relação à receita do bagel de Nova York, as diferenças na massa são menos sal, mais fermento, mais mel, ovo e óleo e, como há mais ingredientes com umidade, a quantidade de farinha é um pouco maior. Na hora de aferventar, o mel também entra em maior quantidade e vai menos bicarbonato.

Até experimentei duas versões que não pediam pra colocar bicarbonato na água usada pra aferventar os bagels antes de assar, usavam só água com mel, mas não gostei dos resultados, alguns deles se quebraram ainda na panela ou na hora de escorrer com a escumadeira e isso não aconteceu com os que já foram feitos na água com mel e um pouquinho de bicarbonato. Acho que o bicarbonato é mesmo importante!

Como a massa rende mais, pois há quantidade de ingredientes é maior, e os bagels canadenses costumam ser um pouco menores, dividi a massa em 10 partes e fiquei com 10 bagels (a receita do bagel de Nova York rende 8 pães).

No mais, a receita pede descansos mais curtos e, portanto, dá pra fazer e comer no mesmo dia.

Quanto a untar ou não a assadeira, vi algumas receitas que falavam apenas pra assar sobre papel manteiga e testei, mas pelo menos com o papel manteiga que se encontra por aqui não funcionou, grudou tudo, um desastre. Deu certo com papel manteiga untado, ou só com a assadeira untada com manteiga ou usando tapete de silicone, que é o mais simples.

Ingredientes

Massa

  • 3 e ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 450 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico (15 g)
  • ¼ de xícara (chá) de mel
  • 1 xícara (chá) de água morna (240 ml)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • Óleo vegetal pra untar

Finalização

  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 clara diluída em 2 colheres (sopa) de água
  • ¼ de xícara (chá) de sementes de papoula
  • ¼ de xícara (chá) de gergelim (claro ou escuro)
  • Manteiga pra untar

Preparo

Pra massa, misture numa tigela média a água morna e o mel até dissolver. Junte o fermento, o sal, o ovo, o óleo e 3 xícaras de farinha e misture até conseguir uma massa homogênea. Aos poucos, acrescente a farinha restante e trabalhe até ficar com uma massa macia, mas firme, e que se solte das mãos.

Coloque a massa na tigela ligeiramente untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe descansar por umas 2h ou até dobrar de volume.

Divida em 10 partes e molde uma bola com cada uma. Pressione com o dedo indicador no centro de cada uma até furar e gire para alargar e conseguir uma abertura de uns 3 cm e uma argola bem redonda.

Coloque as argolas numa assadeira forrada com papel manteiga cubra com um pano e aguarde 1h.

Quando faltarem uns 30min pra completar o tempo, aqueça o forno a 220ºC (alto) e unte papel manteiga com manteiga pra colocar na assadeira ou forre a assadeira com um tapete de silicone.

Nessa hora, também aqueça uns 3 litros de água numa panela grande. Quando a água ferver, coloque o bicarbonato e o mel da finalização na água. Em seguida, mergulhe na água 2 argolas de massa, conte 1min (o bagel vai crescer e mudar de textura), vire por mais uns 30s, escorra com uma escumadeira e coloque sobre a assadeira preparada. Afervente as argolas restantes, pincele-as com a clara e polvilhe com as sementes que quiser.

Asse os bagels por 20min, até que estejam crescidos e dourados (vire a assadeira na metade do tempo se o seu forno dourar mais rápido de algum lado).

Retire os bagels do forno e sirva em seguida com cream cheese, manteiga, geleia ou prepare sanduíches.

No outro dia, aqueça os bagels que sobrarem no forno ou na torradeira (corte ao meio pra facilitar).

2 Comentários

  1. 1

    Obrigada por compartilhar essa delícia!
    Receita explocadinha de maneira objetiva e simples Estou fazendo agora…
    Tenho certeza que vai ficar muito bom!

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *