Adicionar à minha lista

Bacalhau confit no azeite e ervas

Adoro receitas saborosas, práticas e fáceis de preparar e assim é a do bacalhau confit com azeite e ervas. Gosto dessa forma de preparar o bacalhau simplesmente porque ele fica com sabor e aroma do azeite, do alho e das ervas, mas mantém a umidade, fica suculento e continua puro bacalhau.

Com exceção do bacalhau, os ingredientes são comuns, daqueles que quem gosta de cozinhar quase sempre tem em casa.

O mais complicado é a dessalga, pois como o lombo do peixe pode levar até mais de 48 h pra perder o sal e hidratar, o processo é lento.

Dessalgado, o lombo do bacalhau, já dividido em 4 postas, mas também pode ser preparado num único pedaço, vai pra um refratário ou uma assadeira que acomode tudo bem junto, com os dentes de alho, as ervas, a pimenta-do-reino e azeite o bastante pra envolver tudo. Aí é só cobrir e levar à geladeira pro bacalhau marinar por pelo menos 6 e até por 48h. Na hora de finalizar, basta deixar o bacalhau fora da geladeira por uns 15min, enquanto o forno aquece, depois levar ao forno baixo por 30 a 45min, dependendo da espessura do peixe, até que ele comece a se desfolhar e fique macio.

Gosto de servir o bacalhau com batatas assadas ou cozida e brócolis simplesmente branqueados (mergulho os floretes em água fervente salgada por 5 a 10min, até que estejam cozidos, mas ainda bem firmes e verdes, transfiro pra uma tigela com água e gelo pra manter o verde e a textura, deixo de molho por no máximo uns 2min, escorro e aqueço com um pouco do azeite do cozimento do bacalhau),

Além de usar o método pra preparar postas lindas e servir como expliquei acima, costumo fazer exatamente a mesma coisa com filés mais baixos e até mesmo lascas menores e uso como base de outras receitas, ou mesmo pra incrementar saladas, molhos para massas, usar como recheio de um crostini e muito mais.

Ingredientes

  • 4 postas de lombo de bacalhau limpo, sem pele e já dessalgado (1 kg)
  • 4 dentes de alho inteiros com casca
  • 1 folha de louro
  • 10 ramos de tomilho
  • 10 ramos de salsinha
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva (120 ml)
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Coloque as postas do bacalhau num refratário, polvilhe com pimenta, espalhe as ervas e os dentes de alho levemente esmagados ao redor e besunte tudo com o azeite.

Cubra com filme plástico e leve à geladeira para marinar por pelo menos 6 e até por 24h.

Retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por uns 15min, enquanto o forno aquece a 160ºC (médio-baixo).

Asse o bacalhau por uns 30min, até que esteja se separando em lascas e bem macio.

Retire do forno e sirva com batatas cozidas ou assadas, verduras ou legumes regados com o azeite do preparo do bacalhau.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *