Adicionar à minha lista

Receita de rosca com muito chocolate

Babka

Ana Bacellar receita de rosca com muito chocolate

Imagine um pão macio todo recheado com muita Nutella, uma receita de rosca com muito chocolate e, ainda por cima, lindo de morrer, todo trançado e cheio de camadas. Sonho? Não, realidade total. A babka é tudo isso e mais um pouco, só mesmo experimentando pra entender. O problema? Viciar em babka… Inevitável pra quem ama pão, ama chocolate e ama Nutella.

A babka é um pão doce amanteigado de origem judaica, tradicionalmente perfumado do cardamomo, canela e, muitas vezes, com nozes espalhadas entre as camadas de pão. Acontece que chocolate é o máximo e, em Nova York, começaram a preparar roscas com muito chocolate. Essas babkas mais modernas já eram pura gulodice, levavam bastante chocolate, mas alguém teve a ideia genial de completar o recheio com muita Nutella, além do chocolate e surgiu a babka mais deliciosa do mundo.

No início de 2018, quando a Ana estava em Nova York estudando fotografia, eu passei um tempo por lá e, com ela, fiz uma peregrinação pelas bakeries que ficaram conhecidas pelas babkas, tanto as mais clássicas, quanto as contemporâneas. Sinceramente, por mais que tenha experimentando mmmuuuiiiittttass e gostado de várias, não dá pra negar que a da Breads Bakery é incrível mesmo! A massa é macia, amanteigada como se fosse brioche e o recheio leva bastante Nutella e pedacinhos de chocolate.

Babka da Breads Bakery

Babka deliciosa da Breads Bakery

A montagem da babka não é difícil, mesmo, só pegar o jeito. Na saída do forno, vale sim a dica de pincelar a rosca pronta com uma caldinha preparada só com água e açúcar. Além de deixar a babka mais bonita, ela protege a superfície, não deixa secar tão rápido.

A receita de rosca com muito chocolate não é grande, mas rende duas babkas. Não vale a pena fazer menor, congele uma delas se quiser, mas como ela fica perfeita fechadinha num saco plástico por até 3 dias, garanto que não será demais, ela acabará antes do tempo.

Os descansos de 1h pra massa começar a crescer e depois mais 12h na geladeira são realmente essenciais pro sucesso da receita. Não dá trabalho, pois a massa estará apenas descansando. O que importa é pensar na receita com antecedência, nada mais.

Se a Nutella ou outra pasta cremosa de avelã e chocolate que for utilizar estiver muito firme e difícil de espalhar, aqueça por uns segundos no micro-ondas, mas deixe chegar em temperatura ambiente antes de espalhar sobre a massa.

Se quiser, prepare uma babka com chocolate (calcule metade da Nutella e metade de chocolate) e a outra recheie com nozes grosseiramente picadas, uva passa polvilhando com bastante açúcar e canela em pó.

Usar uma essência de baunilha que seja realmente baunilha faz toda a diferença. Prepare as suas essências seguindo a receita das essências incríveis, garanto que compensa.

Ingredientes

Massa

  • 1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
  • 1 xícara (chá) de água morna (240 ml)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 2 ovos
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de essência natural de baunilha
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g, aproximadamente)
  • 150 g de manteiga em temperatura ambiente e bem macia
  • Farinha de trigo pra polvilhar
  • Manteiga pra untar ou papel manteiga
  • Óleo vegetal

Recheio

  • 1 e ½ xícara (chá) de Nutella (pasta cremosa de chocolate e avelã)
  • 1 xícara (chá) de chocolate meio-amargo em cubinhos

Finalização

  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de água (80 ml)

Preparo

Numa tigela grande, misture o fermento, a água e o açúcar e deixe espumar por uns 5min.

Junte os ovos, o sal, a baunilha, a farinha, a manteiga e trabalhe com as mãos, ou com a batedeira, até conseguir uma massa muito macia, lisa e que se solte das mãos (junte mais um pouquinho de farinha se estiver muito grudenta). Faça uma bola com a massa, coloque numa tigela limpa e levemente untada com óleo, cubra com filme e deixe repousar por 1h, até começar a crescer.

Leve a massa à geladeira e deixe descansar por pelo menos 12h ou até por 24h.

Separe 2 fôrmas médias pra bolo inglês e forre com papel manteiga ou unte com manteiga, reserve.

Ao final do tempo, polvilhe levemente uma superfície com farinha e, com um rolo, abra a massa formando um retângulo grande, de uns 80×40 cm, a massa deverá ficar bem fina.

Com uma espátula, espalhe a Nutella sobre o retângulo de massa, cobrindo totalmente, sem deixar espaços vazios. Espalhe por cima os cubinhos de chocolate.

A partir da lateral maior (que estará na vertical) e enrolando de pouquinho, enrole a massa como um rocambole, mas tendo o cuidado de apertar bem para conseguir um rolo uniforme. Pince com a ponta dos dedos pra fechar a emenda e role com as mãos pra acertar bem.

Com uma faca de chef grande e bem afiada, divida o rolo em 2, ficando com 2 rolos de uns 40 cm cada. Com a faca, divida um rolo ao meio de cumprido, conseguindo 2 meio cilindros e deixando a mostra todo o zebrado da babka, depois trance essas 2 metades pra fazer uma rosca que ficará com várias camadas de recheio aparentes.

Coloque a rosca trançada numa das fôrmas e prepare a outra da mesma maneira.

Deixe as babkas descansarem em temperatura ambiente cobertas com filme por mais 1h. Quando faltarem uns 10min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Leve as babkas ao forno. Asse por uns 35min, até que estejam bem crescidas e douradas.

Enquanto isso, coloque o açúcar e a água da calda numa panelinha e aqueça, mexendo só até dissolver. Deixe ferver por 1min e retire do forno.

Retire as babkas do forno, pincele com a calda e deixe amornar antes de servir.

Embrulhadas em filme, as babkas ficam perfeitas por até 3 dias e congelam bem por 1 mês, mas garanto que acabarão antes.

12 Comentários

  1. 1
  2. 3
    • 4

      Patricia, boa tarde!
      Que delícia de mensagem. A gente ama Babka e essa receita ” aconteceu” depois de muuuiiiitttooosss testes, por isso tanta alegria ao saber que a receita foi preparada com sucesso.
      Conte sempre pra gente!
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5

    Já fiz duas vezes essa receita na quarentena . Não dá para explicar o quanto essa massa é incrível. Rende dois pães deliciosos,e aqui em casa ( somos em 3 pessoas) acaba em menos de 24 horas. Obrigada por compartilhar essas delícias. E quem estiver na dúvida, simplesmente façam. ♥️

  4. 6
    • 7

      Fernanda, boa tarde!
      Há babkas deliciosas feitas tanto com massas fermentadas naturalmente, como com massas preparadas a partir de fermento biológico, como a que vai aqui. As conversões não são simples, dependem de vários cálculos e da formulação exata do levain utilizado, já que cada um tem o seu percentual de hidratação. Para entender melhor esse mundo da fermentação natural e a sua aplicação em receitas, sugerimos os livros e vídeos do Luiz Américo Camargo. O Luiz é super didático e entende muito de fermentação natural.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  5. 8
    • 9

      Sinara, boa tarde!
      Você pode substituir a nutella por alguma outra pasta de castanha (caju, pará ou até mesmo amendoim), ou usar mais chocolate picado.
      A gente ficou aqui pensando e deu vontade de experimentar com brigadeiro, deve funcionar, mas será preciso ajustar o ponto do brigadeiro pra que ele não derreta demais, escorra, grude e caramelize.
      Vá nos acompanhando e daremos notícias. Se você resolver experimentar, conte pra gente também.
      Abraços, Ana e Helô

  6. 10
    • 11

      Miguel, bom dia!
      Que gostoso saber que a receita funcionou direitinho e já passou a fazer parte da sua cozinha.
      Com certeza dará certo se você usar um doce de leite pastoso dos mais firmes, daqueles que a a gente consegue pegar quantidades fartas às colheradas.
      Conte depois pra gente e siga aqui Na Cozinha da Helô, pois histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas não faltam.
      Abraços, Ana e Helô

      • 12

        Fiz com doce de leite e nozes. Ficou muito gostoso também. Recomendo a receita dessa massa. Eu usava leite ao invés de água e ficava meio pesada ao contrário da sua com água. Abracos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *