Adicionar à minha lista

Arroz doce de casa de avó

Ana Bacellar

Quando seguro uma tigela de arroz doce polvilhado com canela, eu me sinto criança, só fica faltando o banquinho da cozinha da casa da minha avó. O doce é cremoso, perfumado, saboroso, vai bem quentinho, em temperatura ambiente ou gelado e deixa a refeição com aquele ar caseiro que tanto me encanta.

Há quem jure que arroz doce só se come no Brasil, mas não é bem assim. Aprendemos a gostar de arroz doce com os portugueses, que amam, preparam tigelas e mais tigelas em qualquer ocasião especial e ainda se dão ao luxo de cortar toalhas de papel fazendo rendados pra que, na hora de polvilhar com canela, apareça um desenho lindo na superfície. Na França, o riz au lait é uma das sobremesas caseiras mais queridas e, no México, o bom arroz dulce con leche encerra as refeições com chave de ouro.

É simples preparar arroz doce, basta começar cozinhando o arroz apenas em água com os aromatizantes escolhidos – como a minha avó, eu gosto de fitas de limão, de laranja, canela e baunilha, mas nada impede que se use cravo, anis estrelado, noz moscada, já usei até casca de mexerica – até que os grãos estejam quase cozidos e, só então, acrescento o leite e o açúcar, pois quando se junta o açúcar no início, o arroz não amolece tão bem. Muita gente faz a sobremesa com leite condensado, mas eu gosto de fazer com leite. E tem mais: num dia em que eu não tinha açúcar comum, usei açúcar mascavo e terminei com um arroz doce com gosto de rapadura e, depois disso, já preparei esse arroz doce moreninho algumas vezes (é a prova de que do improviso nascem muitas receitas).

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de água (500 ml)
  • 1 fita larga de casca de laranja sem a parte branca
  • 1 fitas largas de casca de limão sem a parte branca
  • 1 pedaço de uns 2 cm de canela em pau
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)
  • ½ xícara (chá) de arroz branco bem lavado e escorrido (100 g)
  • 2 xícaras (chá) de leite (500 ml)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • Canela em pó pra polvilhar

Preparo

Numa panela média, aqueça a água, as cascas de laranja, de limão e a canela em pau. Quando ferver, conte 1min, junte o arroz e cozinhe com a panela tampada parcialmente por 15min, até que os grãos estejam macios. Abaixe o fogo, junte o leite e o açúcar e cozinhe por mais 35min, até formar um creme ralo e ligeiramente brilhante (não deixe encorpar muito para não firmar demais depois de esfriar).

Passe para uma tigela, polvilhe com canela e sirva quente, morno ou frio (se quiser, deixe na geladeira por uns 2 dias).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *