Adicionar à minha lista

Arroz doce com leite de castanha

Ana Bacellar arroz doce com leite de castanha

A receita de arroz doce com leite de castanha e açúcar mascavo nasceu no dia em que uma amiga me perguntou como fazer arroz doce para filha vegana. Eu pedi uns 2 dias para responder e fui para cozinha.

Comecei pela escolha do leite e, depois de testar com leite de amêndoas, leite de coco, leite de arroz e leite de castanha de caju, escolhi o leite de castanha de caju (sugiro o da A Tal da Castanha). A escolha ficou por conta do saboroso e da cremosidade natural do caju, pois como não dava pra usar leite condensado ou gema, eu precisava de um leite que desse consistência à sobremesa.

Como o leite de castanha é bege e a maior parte dos veganos prefere usar açúcar mascavo ou açúcar demerara, escolhi o mascavo pela cor e pelo sabor e amei o resultado com gostinho de rapadura.

Para aromatizar essa sobremesa vegana, usei tiras de cascas de limão e de laranja, canela em pau e uns 2 cravos.

Assim como acontece com a receita de arroz doce de casa de avó, o primeiro passo é começar cozinhando o arroz apenas em água com os aromatizantes escolhidos por uns 15min, até os grãos ficarem cozidos, mas ainda firmes e inteiros (se o açúcar entrar nesse primeiro cozimento, os grãos não amolecem). Usei cascas de limão e de laranja, cravo e canela, mas, se preferir, use baunilha, noz-moscada, cardamomo, anis-estrelado ou gengibre. mexerica. Em seguida, vão para panela o leite de castanha e o açúcar e o doce cozinha por mais uns 15min, até se formar o creme saboroso.

Tenho certeza que até quem não é vegano vai amar esse arroz doce com leite de castanha!

Ingredientes

Fase 1

  • 2 xícaras de água (480 ml)
  • 1 fita larga de casca de laranja sem a parte branca
  • 1 fitas largas de casca de limão sem a parte branca
  • 1 pedaço de uns 2 cm de canela em pau
  • 2 cravos
  • ¾ de xícara de arroz branco bem lavado e escorrido (150 g)

Fase 2

  • 2 xícaras (chá) de leite de castanha de caju (480 ml)
  • ¾ de xícara de açúcar mascavo (150 g)
  • Canela em pó pra polvilhar

Preparo

Pra começar, numa panela média, aqueça a água, as cascas de laranja, de limão, a canela em pau e o cravo.

Quando ferver, conte 1min, junte o arroz e cozinhe com a panela tampada parcialmente por 15min, até que os grãos estejam macios.

Em seguida, abaixe o fogo, junte o leite de castanha de caju e o açúcar mascavo e cozinhe por mais 15min, até formar um creme ralo, ligeiramente brilhante e que cubra o dorso da colher com uma camada fina (risque com a ponta do dedo pra testar). É fundamental não deixar encorpar muito, pois ele firme depois de esfriar.

Retire o arroz doce do fogo, descarte as cascas de laranja e de limão, a canela e o cravo e transfira pra tigela de servir.

Deixe esfriar por umas 2h em temperatura ambiente e sirva ou leve à geladeira por até 2 dias e sirva gelado.

Polvilhe com canela na hora de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *