Adicionar à minha lista

Arroz com pequi

Pequi está na lista dos alimentos que ou se ama ou se odeia, mas o interessante é saber do tanto de pessoas que diz que não gosta sem ter experimentado, e isso eu não entendo. O sabor é, de fato, diferente e quem não nasceu e cresceu no mundo do pequi costuma achar estranho no começo, mas depois pode gostar. Comigo foi assim, hoje eu acho muito gostoso.

No centro-oeste, pequi aparece em tudo, até na galinhada e muita, mas muita gente mesmo, só prepara o arroz de todo dia com pequi. Acho que no arroz branco ele fica delicioso e é um bom jeito de comer uma vez e, de repente, descobrir um novo ingrediente interessante e muito brasileiro.

Na época do pequi, pelo centro-oeste inteiro é pequi que não acaba mais e há pequi fresco em qualquer lugar. Como, fora da época, a solução é preparar conserva de pequi, há também vidros com o pequi em conserva em tudo o quanto é mercado. Em conserva, também há duas possibilidades, o fruto inteiro e só as lascas da polpa. Sinceramente, eu fico com a prudência das lascas. Quem cresceu comendo pequi usa o fruto inteiro com tranquilidade, mas os espinhos que ficam um tiquinho pra dentro da polpa são tão perigosos que não vale arriscar. Além do mais, as lascas são puro pequi, 100% aproveitáveis, enquanto dos frutos inteiros nem tudo se aproveita.

Quer dizer, se encontrar um vidro de conserva de pequi por perto, compre e experimente. Vai que você goste…

Ingredientes

  • 1 cebola média em cubinhos (150 g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 250 g de pequi em conserva sem o líquido
  • 1 xícara (chá) de arroz branco (120 g)
  • 2 xícaras (chá) de água (480 ml)
  • Óleo vegetal
  • Sal

Preparo

Numa panela média, aqueça um fio de óleo e doure ligeiramente a cebola.

Junte o alho e, assim que perfumar, acrescente o pequi. Misture bem e, logo que o pequi começar a dourar e a soltar sucos, adicione o arroz.

Continue mexendo até que os grãos estejam brilhantes e soltinhos.

Junte a água e um pouco de sal. Cozinhe o arroz com a panela semi tampada por uns 15min, até que os grãos estejam cozidos, mas ainda firmes e soltinhos (se necessário, pingue mais um pouquinho de água e deixe no fogo por mais uns minutos).

Desligue o fogo, tampe a panela e espere 5min, então afofe os grãos com um garfo pra manter os grãos soltos.

Sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *