Adicionar à minha lista

Arroz com frango e grão de bico

Simples, gostoso, nutritivo e prático, esse prato é assim. Tanto isso é verdade que, em casa, quando preciso de uma refeição realmente fácil de preparar e pra servir naqueles momentos em que não se tem muito tempo de arrumar uma mesa cheia de coisas, eu me lembro dessa receita e acabo fazendo.

Além do mais, a lista de ingredientes é pequena e bem básica, com produtos que muita gente tem em casa e, se não tem, pode comprar em qualquer supermercado com rapidez.

A única coisa importante é pensar na receita na véspera, pois o ideal é deixar o grão de bico de molho em água por pelo menos 12h antes de cozinhar. Há quem cozinhe o grão de bico direto, mas deixando de molho ele fica mais saboroso, cozinha mais rápido e ainda rende mais. Pra essa receita o tempo de molho é fundamental, só assim o grão de bico pode cozinhar e ficar pronto junto do arroz, que é o branco de todo dia.

Quanto a retirar ou não a pele do grão de bico: dizem que boa parte das fibras e nutrientes do grão está na pele, portanto seria interessante manter tudo junto, mas não dá pra negar que, sem pele, o prato fica mais bonito e delicado. Faça, portanto, como preferir.

O prato pode ser preparado com pedaços variados de frango, ou só peito, só coxa ou só sobrecoxa. Como, em casa, todos gostam de sobrecoxa e eu acho que ela é carnuda, macia e saborosa, costumo fazer com sobrecoxa, mas use o que quiser.

Anéis de cebola fritos no óleo e bem dourados ou batata palha acompanham o prato muito bem.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão de bico cru (180 g)
  • 4 sobrecoxas de frango sem pele (600 g)
  • 1 folha de louro
  • 2 dentes de alho inteiros e sem casca
  • 50 g de manteiga
  • 1 cebola média em cubinhos (120g)
  • 1 xícara (chá) de arroz branco lavado e escorrido (120 g)
  • 1 folha de louro
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada (3 ramos)
  • Sal

Preparo

Coloque o grão de bico numa tigela média, cubra com água ultrapassando 4 dedos e deixe repousar por umas 12h fora da geladeira.

Umas 3h antes de servir, ou até na véspera, coloque o frango, o louro, os dentes de alho, sal e mais ou menos 1,5L de água numa panela média, aqueça e cozinhe por uns 45min, até que a carne esteja muito macia.

Coe o caldo do cozimento, meça 4 xícaras (chá) de caldo e reserve (complete com água se for preciso).

Descarte ossos, peles e cartilagens e separe o frango em lascas, reserve.

Escorra e descarte a água em que o grão de bico ficou de molho e esfregue os grãos com as mãos para descartar as peles (não é obrigatório, mas o resultado é mais delicado).

Numa panela média, aqueça a manteiga e doure ligeiramente a cebola. Junte o arroz e mexa até que os grãos estejam brilhantes e soltinhos. Adicione o frango, o grão de bico e o caldo do frango (se o caldo estiver sem sal, adicione um pouco de sal).

Cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que o arroz e o grão de bico estejam cozidos, mas firmes, e a água tenha secado. Tampe a panela, aguarde 5min, misture a salsinha e sirva.

Se quiser, coloque tudo numa forma, pressionando com o dorso de uma colher, mas sem socar, e desenforme sobre o prato de servir.

Anéis de cebola fritos no óleo e bem dourados ou batata palha acompanham o prato muito bem.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *