Adicionar à minha lista

Argolas lindas de chocolate

Ana Bacellar

São biscoitos pra quem ama chocolate de forma intensa, pois a massa leva chocolate em barra ralado e chocolate ou cacau em pó. O sabor é de muito chocolate e o aroma então nem se fala. É tudo tão chocolatado que, da última vez que preparei, o carteiro tocou a campainha de casa e, com jeitinho, foi me perguntando o que eu estava fazendo de tão bom, dava pra sentir da rua. Pedi um minutinho, busquei um amarradinho de argolas e já dei a ele o meu presente de natal.

A massa pode ser cortada em discos simples, mas como argolas a receita ganha outra graça. Elas ficam lindas tanto menores, com 5 a 6 cm de diâmetro, como maiores, com 8 a 10 cm, grandes. O rendimento é aproximado, pois os tamanhos dos discos variam e nem sempre a massa fica com a mesma espessura, mas conte que, com uma receita, dá pra fazer umas 12 argolas.

Elas, amarradinhas de 3 em 3 com um barbante, são perfeitas como guloseimas pra presentear, todo mundo se encanta. Também ficam maravilhosas enfeitando a árvore de natal (amarro nos galhos e pronto). Como os biscoitos ficam bem secos, eles permanecem crocantes por até 1 semana.

Pra que mantenham a forma no forno e fiquem realmente crocantes, é fundamental levar os biscoitos bem gelados ao forno, e pra que firmem é essencial que fiquem por pelo menos 30min na geladeira. Como esse tempo de geladeira pode se alongar por até uns três dias, dá pra preparar as argolas com antecedência e assar perto da hora de presentear ou de servir.

Teoricamente, como a massa é bem amanteigada, as argolas não grudam muito nas assadeiras, mas pra não correr riscos, eu gosto de assar as minhas argolas sobre tapetes de silicone ou papel manteiga.

Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro no final.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • 1/3 de xícara (chá) de chocolate ou cacau em pó (com o cacau o sabor ficará mais intenso) - (30 g)
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar (100 g)
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente e bem macia
  • 1 gema
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 125 g de chocolate meio amargo ralado grosso
  • Açúcar de confeiteiro pra polvilhar

Preparo

Numa tigela média, misture a farinha, o sal, o chocolate em pó, o bicarbonato e o açúcar. Junte a manteiga, a gema, a baunilha e o chocolate ralado e misture até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos.

Molde um disco de uns 2 cm de espessura, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 15min.

Retire a massa da geladeira e, com um rolo e sobre uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa até conseguir uma espessura de uns 3mm, como se fosse uma casca de banana.

Com um cortador circular de uns 8 cm de diâmetro, corte a massa em discos e, depois, com um cortador circular de uns 2 cm de diâmetros, corte um disco pequeno no centro de cada disco grande e retire esse disquinho pra conseguir uma argola.

Junte as rebarbas e os disquinhos e abra novamente com o rolo pra aproveitar o máximo possível de massa.

Transfira as argolas pra uma assadeira ou mais assadeiras e leve à geladeira por mais uns 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Asse as argolas por uns 10 minutos, até que o perfume de chocolate invada a casa e elas estejam firmes e crocantes.

Retire as argolas do forno e transfira pra uma grade pra esfriar.

Guarde os biscoitos num pote fechado por até 1 semana. Pra presentear, amarre 3 ou 4 argolas com um barbante ou uma fita e coloque em saquinhos de papel celofane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *