Adicionar à minha lista

Argolas bem crocantes e perfumadas

Ana Bacellar

A inspiração dessas argolas veio das argolas deliciosas e lindas que vi e comi na Suécia (as knäckerbröd) e na Finlândia (as hapanleipä), umas bem grandes, outras pequenas, algumas amarradas com fitas, outras penduradas em varais, charme puro.

As melhores receitas que encontrei pediam farinha de centeio ou farinha de trigo integral e comecei os testes com elas, até chegar às argolas crocantes de centeio. Só que tive ideia de acrescentar alguns ingredientes pra dar sabores e aromas diferentes e passei a achar que as argolas com sabores variados ficariam melhores se usasse apenas farinha de trigo comum, já que as farinhas de trigo integral e a de centeio têm sabores mais intensos. Por isso, pra receita que vai aqui, optei pela farinha de trigo comum.

Pra brincar com as argolas e deixar os convidados intrigados no início e, em seguida, encantados, decidi preparar uma receita de massa, dividir em quatro partes iguais e preparar cada parte com um sabor diferente. Se quiser preparar tudo de um único sabor ou metade de um sabor e metade de outro, apenas desconsidere os ingredientes que não utilizará e dobre ou quadruplique os seus escolhidos.

Dos sei lá quantos sabores que experimentei, escolhi os quatro que mais fizeram sucesso em casa: mostarda, cítricos, curry e parmesão. Já coloquei um amarrado com quatro argolas diferentes no lugar de cada convidado, já pendurei amarrados na árvore de natal e já dei de presente, é sucesso sempre.

Dá um trabalhinho cortar discos grandes (uso um cortador de uns 8 cm), depois cortar e descartar um disco de uns 2 cm bem no centro pra virar argola, aí juntar os pedaços de massa, abrir de novo etc e tal, mas garanto que o resultado vale a pena.

Teoricamente, elas não grudam muito nas assadeiras, mas pra não correr riscos eu gosto de assar as minhas argolas sobre um tapete de silicone ou de papel manteiga ligeiramente untado com azeite.

Não se aflija quando perceber que a argola perfeitinha que acabou de colocar na assadeira deu uma encolhida, percebi que o mais simples é preencher a assadeira com argolas, molhar a ponta do dedo indicador com azeite e, ao mesmo tempo em que besunto cada uma delas com azeite, pressiono pra acertar o formato, aí é só salpicar com a flor de sal e assar.

As argolas vão bem com manteiga e com queijo cremoso, mas nada como simplesmente molhar no azeite pra sentir os sabores e aromas de cada um dos tipos.

Ingredientes

Argolas básicas

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
  • 2 pitadas de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de sal
  • ¾ de xícara (chá) de iogurte natural (170 g, normalmente 1 copinho)
  • 1/3 xícara (chá) de óleo vegetal (80 ml)
  • Azeite de oliva pra pincelar
  • Flor de sal pra polvilhar

Argolas de mostarda

  • ½ colher (sopa) de mostarda pra ¼ da massa

Argolas de curry

  • 1 colher (chá) de curry pra ¼ de massa

Argolas de queijo parmesão ralado

  • ¼ de xícara (chá) de queijo ralado (25 g) pra ¼ de massa

Argola de cítricos

  • ½ colher (sopa) de uma mistura de raspas de cítricos variados (laranja e limão tahiti ou cravo ou siciliano) pra ¼ de massa

Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, o bicarbonato e o sal. Junte o iogurte, o óleo e trabalhe até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos (se for preciso, junte um pouquinho mais de farinha).

Divida a massa em quatro partes. Junte um sabor a cada uma das quatro partes de massa e trabalhe até incorporar bem, acrescentando um pouco mais de farinha nas massas que estiverem mais pegajosas (as de mostarda e de cítricos ficam mais úmidas e pedem um pouco mais de farinha).

Aqueça o forno a 160ºC (médio).

Forre assadeiras grandes com tapetes de silicone ou papel manteiga ligeiramente untado com azeite (como será preciso preparar umas 4 fornadas, asse uma ou duas levas de argolas por vez e depois asse as demais).

Abra cada uma das 4 massas com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha até ficar da espessura de casca de banana. Corte discos de uns 8cm e, em seguida, corte um disco de uns 2cm de diâmetro e solte pra conseguir os buracos centrais e passe pra uma assadeira.

Junte as sobras de massa e abra e reabra até terminar.

Em seguida, molhe o dedo indicador no azeite, besunte cada argola com azeite e aproveite pra acertar e esticar as argolas que estiverem mais encolhidas.

Polvilhe com flor de sal e asse as argolas por uns 15min, até que estejam bem douradas de crocantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *