Adicionar à minha lista

Amendoim praliné

Ana Bacellar

Pelo Brasil afora, sempre tem um vendedor de amendoins torrados salgados e doce “praliné” empurrando um carrinho com um fogareiro, uma panela grossa com tampa e manivela para misturar e preparar tudo, um espaço para guardar os cones de papel cheios de amendoins prontos e o triângulo de metal que faz o clássico tilim-tilim que anuncia a sua chegada à clientela. O cheiro é tão irresistível que muitos saem comendo pela rua.

Sou desse time desde pequena, me lembro muito bem dos cones que comprava durante os passeios com a minha avó Betty, minha mãe e minha irmã pela rua Augusta nos anos 1970, e dos que comia quando ia aos circos e parques de diversões com os meus pais e irmãos (meu pai não deixava de levar a família toda a tudo o quanto é circo e parque que passasse por perto).

Por muito tempo, busquei a receita nota 10 de praliné e testei bastante até conseguir um amendoim caramelizado por fora, com a casquinha rosada bem crocante, sequinho e torrado por dentro, sem qualquer sabor de cru e que durasse por uma semana em um pote fechado. Quase todas as receitas falam pra cozinhar o amendoim cru e com pele numa calda de açúcar até caramelizar, açucarar e pronto.

Aparentemente, tudo certo, mas não me satisfiz, porque em pouco o tempo, o praliné perdia o crocante de fora e o amendoim às vezes murchava. Então decidi começar a receita dessa forma, só que levando o amendoim já açucarado ao forno por 10min para terminar de assar por dentro e ficou perfeito! Mas aí vem a pergunta: por que o amendoim “praliné” do vendedor não precisa de forno? Porque, quase sempre, ele usa panela de ferro que guarda muito calor, ou até prepara no alumínio, mas como todo mundo consome na hora, o problema de murchar nem chega a aparecer. E por que a casca crocante fica rosada? Simplesmente porque a calda pega o rosado da pele do amendoim. Felicidade total!!!

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água (240 ml)
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar (200 g)
  • 2 xícaras (chá) de amendoim cru e com pele (250 g, normalmente meio pacote)

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto) e separe uma assadeira grande.

Aqueça a água e o açúcar numa panela média, mexendo só até dissolver. Deixe a calda ferver por 1min, junte o amendoim e mantenha no fogo, sem mexer, até que a calda engrosse bastante e surjam bolhas grandes e brilhantes. Comece a mexer e continue mexendo até açucarar e secar.

Retire o amendoim imediatamente do fogo e espalhe tudo na assadeira fazendo uma camada só. Leve o amendoim ao forno por 10min pra perder totalmente a umidade, qualquer gosto de cru e ficar bem crocante por dentro.

Deixe esfriar e guarde num pote bem fechado por até uma semana.

6 Comentários

  1. 1

    Olá.
    Fiz a receita exatamente como descrito, mas ao colocar no forno o açúcar começou a derreter novamente. Tirei depois de dez minutos e alguns saíram até úmido. É assim mesmo?
    Não ficou ruim mas era mesmo pra derreter?
    Obrigada

    • 2

      Oi, Edina, acho que pode ter sido a temperatura do forno, talvez não estivesse quente o bastante para “lacrar” o açúcar. Espero ter ajudado! Beijos

  2. 3
  3. 5

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *