Adicionar à minha lista

Amendoim japonês

Em casa, ninguém dá bola pra salgadinhos de pacote, a gente passa meses sem comprar, mas quando aparece um saco na despensa, pode ter certeza de que é de amendoim japonês.

Um dia, durante umas férias na praia, alguém comprou um pacote, que acabou num minuto, e veio um segundo, que estava murcho, pra decepção geral. Resolvi ir atrás, pesquisei um pouco, comprei amendoim cru no mercadinho e fiz uns dois ou três testes, até que deu certíssimo.

A casquinha fica perfeita, estaladiça e saborosa. Cúrcuma é a melhor solução pra deixar casca amarela e o shoyu dá o salgadinho que todo mundo adora.

A receita pode parecer estranha, mas é simples, só leva um pouco de tempo e pede paciência no processo de umedecer os grãos, polvilhar com farinha e peneirar por umas quatro vezes, aí assar, depois regar com mais um pouco de tempero e mais um pouco de forno pra finalizar a casca.

O bicarbonato é o grande responsável pelo crocante da casca, não deixe de usar. Enfim, o resultado compensa, além de gostoso, é barato e a gente sabe o que está comendo.

Ingredientes

Início

  • 4 xícaras (chá) de amendoim cru e com casca (500 g)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara (chá) de açúcar (75 g)
  • ¼ de xícara (chá) de água (60 ml)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 240 g)

Finalização

  • 10 g de manteiga
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 colher (sopa) de açúcar (18 g)
  • ¼ de xícara (chá) de água (60 ml)

Preparo

Aqueça o forno a 220ºC (bem alto). Separe uma assadeira grande.

Coloque o amendoim numa tigela grande, reserve.

Numa tigela média, misture o sal, o bicarbonato, o açúcar e a água até dissolver completamente.

Coloque 4 colheres (sopa) da mistura na tigela do amendoim e mexa até umedecer todos os grãos. Polvilhe o amendoim com mais ou menos ½ xícara (chá) de farinha e misture com as mãos pra envolver tudo, depois chacoalhe o amendoim sobre uma peneira pra descartar o excedente de farinha. Volte com o amendoim pra tigela grande, misture mais 4 colheres (sopa) da mistura, polvilhe com mais ½ xícara (chá) de farinha, mexa bem, peneire de novo e repita o processo mais 2 vezes.

Espalhe o amendoim na assadeira e leve ao forno por uns 15min, mexendo de 5 em 5 minutos, pra secar e dourar por igual.

Enquanto isso, coloque a manteiga, a cúrcuma, o shoyu, o açúcar e a água da finalização numa panelinha, mexa até dissolver e retire do fogo quando surgirem bolhinhas nas laterais, antes de ferver.

Quando o amendoim estiver começando a dourar, misture a calda quente e volte ao forno por mais 5 a 10min pra terminar de dourar e secar completamente (pra testar, pegue um grão e morda com cuidado pra não se queimar, a casca deverá estar muito crocante).

Retire do forno, deixe esfriar e sirva, ou guarde por até 5 dias num pote bem fechado.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *