Adicionar à minha lista

Ambrosia de laranja

Ana Bacellar

Nos cadernos antigos de receita, há pelo menos a ambrosia de laranja e a ambrosia de doce de leite, as duas deliciosas e bem diferentes de cor, de textura e de sabor, embora o preparo seja parecido.

O suco de laranja natural vai ao fogo com o açúcar pra reduzir e formar uma calda grossa, de cobrir o dorso da colher. Nesse momento, os ovos batidos vão pra panela e, em pouco tempo, transformar tudo num doce dos deuses.

Apesar de laranja ser o suco clássico da ambrosia, eu já fiz com suco de mexerica num dia em que não havia uma laranja sequer em casa e ficou delicioso. O doce amarelo brilhante fica lindo numa compoteira antiga de vidro.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de suco de laranja (720 ml)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 2 cravos
  • 6 ovos ligeiramente batidos com um garfo

Preparo

Numa panela média, aqueça o suco de laranja e o açúcar, mexendo só até dissolver. Deixe em fogo alto até o suco reduzir e cobrir o dorso da colher. Junte os ovos, dê só umas mexidas pra separar em pedaços grandes, sem esmigalhar, deixe ferver por no máximo uns 2min pra evitar que os ovos endureçam e retire do fogo. Passe pra uma tigela e deixe esfriar. Se quiser guarde na geladeira por até 1 semana.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *