Adicionar à minha lista

Ambrosia de doce de leite

Ana Bacellar

Quase todo caderno de receitas mais antigo traz a receita das duas ambrosias que tanto fazem sucesso, a ambrosia de doce de leite e a ambrosia de laranja. Como adoro doces, ainda mais quando são caseiros e bem feitos, eu gosto das duas, assim como também adoro a versão ovos queimados.

Eu concordo com a Paula, minha cunhada, quando diz que a ambrosia da D. Joaninha de Araxá é a melhor do Brasil, pois é sensacional. Eu me lembro de um tempo em que vendia potes dessa ambrosia no Lá da Venda e logo no início de cada semana, quando chegavam os doces, uma senhora entrava e comprava três potes, pedia pra embrulhar dois, abria o outro, pedia uma colher e comia quase que metade do doce direto do pote. Achei que era exagero dos garçons e não dei muita bola, até que eu dia eu vi com os meus próprios olhos e quase não acreditei no que vi.

A receita não é muito rápida, porque depende do doce de leite, que deve ser feito em casa e meio ralo, e isso sempre toma uma pouco de tempo. O princípio é simples, são ovos batidos de leve com um garfo cozidos bem rapidinho no doce de leite ralo e fervente. Eu não gosto de mexer muito quando junto os ovos, prefiro pedaços maiores de ovo envolvidos pelo doce de leite, mas muitos gostam de mexer bastante e deixa-los quase que esfarelados.

O doce de leite pode ser puro, com baunilha, coco, raspas de limão ou laranja, ou especiarias variadas e sempre fica bom. Uma compoteira cheia de ambrosia de doce de leite faz bonito em qualquer casa.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (225 g)
  • 1 pedaço pequeno de canela em pau
  • 6 ovos ligeiramente batidos com um garfo
  • Canela em pó pra polvilhar

Preparo

Aqueça o leite numa panela média, de uns 20cm de diâmetro e fundo grosso (as de inox são perfeitas). Quando ferver, junte o açúcar e mexa até dissolver. Acrescente a canela, coloque um pires virado pra baixo no fundo da panela pra evitar que o leite borbulhe muito, suba e derrame, reduza o fogo e cozinhe o doce por mais ou menos 1h e 30min, mexendo de 5 em 5min, até ficar com cor de leite condensado, cremoso e cobrindo o dorso da colher. Junte os ovos, dê só umas mexidas pra separar em pedaços grandes, sem esmigalhar, deixe ferver por no máximo uns 2min pra evitar que os ovos endureçam e retire do fogo.

Passe pra uma tigela e deixe esfriar. Se quiser guarde na geladeira por até 1 semana.

Polvilhe com canela na hora de servir.

6 Comentários

  1. 1
  2. 3
  3. 5

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *