A receita de almôndegas gregas é deliciosa e faz parte da minha vida.
Quando morei em Paris, sempre almoçava com o meu marido e a nossa filha mais velha num restaurante grego familiar e minúsculo que ficava perto de casa. Numa das idas, descobri as almôndegas servidas com tomates saborosos e quiabinhos no azeite, eu não consegui mais pedir outra coisa, saia de casa jurando que escolheria outro prato, rodava o cardápio inteiro, mas não tinha jeito… Comi tantas vezes e pensei tanto nelas que, de volta ao Brasil e já sentindo falta, fui pra cozinha tentar replicar e aqui estão elas.
Dei a receita na primeira aula no Atelier Gourmand, a primeira de uma série de aulas que chamei de Cuisine des Amis, sempre um jantar diferente e descontraído pra receber gente querida em casa. Na aula, servi as almôndegas com os tomates rústicos de forno, que dão sabor, textura e cor ao prato, os quiabinhos no azeite, só rolados na frigideira com azeite e um dente de alho inteiro pra perfumar e as batatas estampadas que sempre encantam e, de sobremesa, fiz uma torta francesa de figos e amêndoas, escandalosamente linda e deliciosa (continuo achando que a combinação é perfeita).
A receita de almôndegas gregas é simples de preparar, mas só ficarão macias se os ingredientes forem misturados e trabalhados rapidamente, caso contrário as bolinhas ficarão bem duras. A receita segue os mesmos princípios das outras receitas de almôndega: esmigalhar o pão amanhecido, deixar o pão de molho na água por uns 5min pra amolecer e conseguir uma pasta, juntar a gema (usei ovo inteiro por muito tempo, mas depois de muitos testes concluí que a gema dá consistência e deixa a almôndega macia, enquanto a clara deixa os bolinhos firmes demais); acrescentar os temperos e outros ingredientes especiais, no caso cebola, salsinha e, pra dar o perfume, o sabor e o frescor das receitas gregas, orégano fresco ou tomilho e hortelã, além do azeite, da uva-passa e do pistaches, que passei a usar no lugar do pinole, que é delicioso, mas com preço exorbitante. Uso carne bovina, mas cordeiro moído é mais grego.
As almôndegas ficam mais helênica, apetitosas e lindas quando vão à mesa num prato azul da cor do mar. Com uma dose de pastis de Marselha, ou de um ouzo grego, tudo fica ainda melhor. Adoro essa receita!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de miolo de pão amanhecido e esmigalhado (1 pão francês ou 2 fatias de pão de fôrma sem casca)
- 1/4 de xícara (chá) de água (60 ml)
- 1/2 xícara (chá) e farinha de trigo (60 g)
- 500 g de carne moída bem limpa e gelada (costumo usar patinho ou coxão mole ou acém)
- 4 colheres (sopa) de folhas de salsinha (4 ramos)
- 1 colher (chá) de orégano, fresco de preferência, ou tomilho (3 ramos)
- 20 folhas de hortelã (uns 2 galhos grandes)
- 1 cebola pequena em cubinhos bem miúdos (120 g)
- 1 dente de alho bem picadinho
- 1 gema
- 1/3 de xícara (chá) de uva passa escura (50g)
- 1/4 de xícara (chá) de pistache pouco torrado, pode ser salgado (30g)
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
Coloque o pão esfarelado numa tigela média, cubra com a água e deixe descansar por 5min.
Coloque a farinha num prato fundo e reserve.
Numa tigela maior, misture a carne, as ervas picadinhas, a cebola, o alho, a gema, a uva-passa, o pistache, umas 2 colheres (sopa) de azeite, sal, pimenta e o pão amolecido. Misture tudo só o bastante pra incorporar os ingredientes, pois quanto menos se trabalha, mais macias ficarão as almôndegas.
Molde umas 24 bolinhas de uns 2 cm de diâmetro e role na farinha, retirando o excesso.
Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande, junte metade das almôndegas, deixe dourar primeiro de um lado e depois dos outros. Passe as almôndegas prontas pra um prato, limpe a frigideira com papel absorvente, aqueça mais azeite e prepare as restantes.
Gosto de servir as almôndegas com tomates rústicos de forno, quiabinhos no azeite e batatas estampadas.
Bom dia!
Mais uma vez você encanta seus leitores com as suas histórias cheia de afeto.
Irei fazer, muito obrigada.
Um grande abraço
Valquíria, bom dia!
Que alegria receber a sua mensagem, obrigada pelo carinho. Aqui tudo é feito com tanto amor e tanta dedicação que mensagens como a sua são o maior incentivo.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Conte com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Absolutamente maravilhosa essa receita! Obrigada, Helô!
Jana, boa tarde!
Obrigada pelo carinho e conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô