Adicionar à minha lista

Almôndegas deliciosas

São super versáteis, podem servir de petisco com garfinhos ou palitos e molhinhos ao lado, como prato principal numa refeição de dia da dia, com arroz de todo dia, feijão de todo dia, purê de batatas ou com as batatas estampadas, ou com um molho preparado com tomates rústicos de forno e acompanhando uma massa e como recheio de sanduíches.

Pra rechear sanduíches, eu costumo abrir o pão ao meio, retirar parte do miolo pra fazer canoa, espalhar sobre o pão uma camada farta do molho de tomate, ou de um molho cremoso de queijo, colocar várias almôndegas e fechar.

Quanto ao molho cremoso de queijo, gosto de preparar um molho bechamel (exatamente como faço na receita do soufflé de queijo) e de acrescentar ao molho quente uns 200 g de um queijo saboroso e que derreta bem (por exemplo, um gruyère ou um mineiro meia-cura).

A receita segue os princípios clássicos das receitas de almôndega: esmigalhar o pão amanhecido, deixar o pão de molho no leite por uns 5min pra amolecer e conseguir uma pasta, juntar a gema (usei ovo inteiro por muito tempo, mas depois de muitos testes concluí que a gema dá consistência e deixa a almôndega macia, enquanto a clara deixa os bolinhos mais firmes); acrescentar os temperos, azeite, a salsinha e o manjericão e o parmesão.

As almôndegas são simples de preparar, mas só ficarão macias se os ingredientes forem misturados e trabalhados rapidamente, caso contrário as bolinhas ficarão duras e pesadas. Usar a carne moída bem gelada também ajuda. Esses são os pulos do gato.

Pra servir numa refeição, costumo fazer almôndegas maiores, com 2 a 3 cm de diâmetro, quase como bolas de pingue-pongue, mas quando preparo a receita pra servir como petisco, ou pra rechear sanduíches, eu faço bolinhas menores, com mais ou menos 1 colher (chá) da preparação.

As almôndegas podem ser douradas na frigideira com um fio de óleo ou de azeite, podem ser roladas num pouco de farinha de trigo e fritas em bastante óleo, mas acho que no forno elas ficam sempre melhores, além de ser muito mais prático e saudável.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de miolo de pão amanhecido e esmigalhado (1 pão francês ou 2 fatias de pão de fôrma)
  • 1/3 de xícara (chá) de leite (80 ml)
  • 500 g de carne moída bem limpa e gelada (costumo usar patinho ou coxão mole ou acém)
  • 1 cebola pequena em cubinhos bem miúdos (120 g)
  • 1 dente de alho bem picadinho
  • 1 gema
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
  • 2 colheres (sopa) de manjericão picado (2 ramos)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Azeite de oliva

Preparo

Coloque o pão e o leite numa tigela grande e deixe descansar por 5min, até ficar empapado. Junte a carne, a cebola, o alho, a gema, o queijo, as ervas, umas 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta. Misture só o bastante pra incorporar os ingredientes, pois quanto menos se trabalha, mais macias ficarão as almôndegas.

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Unte com azeite uma assadeira grande, reserve.

Molde umas 24 bolinhas de uns 2 cm de diâmetro (ou do tamanho que preferir) e espalhe na assadeira.

Asse as almôndegas por uns 30min, até que estejam douradas por fora, mas ainda macias por dentro.

Sirva em seguida com arroz de todo dia, feijão de todo dia, purê de batata, batatas estampadas ou com um molho preparado com os tomates rústicos de forno.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *