Adicionar à minha lista

Abobrinha dourada com parmesão

Como eu gosto de receitas simples, daquelas que levam nem meia dúzia de ingredientes básicos e ficam deliciosas…

É o caso dessa abobrinha, que só precisa de azeite, sal, alho e parmesão pra se transformar num acompanhamento gostoso pra um grelhado, uma salada de folhas ou um prato de arroz, num recheio de sanduíche ou, com uns palitos, já vira um aperitivo charmoso.

O fato é que, quando colho abobrinhas da horta, ou compro as bem verdinhas no sacolão perto de casa (que é ótimo!), sempre preparo uma fornada.

Ficam tão saborosas, macias por dentro e douradas por fora que até o time do “abobrinha é inútil e sem graça” acaba gostando.

As quantidades são meio que referências, aumente ou diminua o alho e o queijo como quiser e acrescente salsinha ou orégano ou tomilho se gostar de um verdinho. Só não deixe de usar azeite de oliva, que faz a diferença (com óleo a receita fica bem sem graça).

Ingredientes

  • 1 dente de alho ralado
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
  • 4 abobrinhas médias lavadas e com casca
  • Azeite de oliva
  • Sal

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Separe uma assadeira grande e nela coloque o alho, o parmesão, mais ou menos 1 colher (chá) de sal e azeite o suficiente pra envolver tudo.

Corte as abobrinhas em rodelas grossas, de mais ou menos 0,5 cm.

Coloque a abobrinha na assadeira e misture tudo, acrescentando mais azeite se necessário (as rodelas devem ficar lambuzadas de azeite. Espalhe bem as rodelas pra formar uma camada única, sem amontoar mesmo (se ficarem muito juntas, elas soltarão líquido e não ficarão sequinhas e douradas).

Asse a abobrinha por 20 a 30min, até que as rodelas estejam macias por dentro e douradas por fora.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *