Adicionar à minha lista

Abóbora de forno com ervas

Ana Bacellar

Abóboras são lindas, saborosas, têm coloridos incríveis e textura demais de boa. Gosto tanto que, quase toda a semana, compro um tanto e uso de mil jeitos diferentes.

Pra receitas salgadas, tanto pra cozinhar no fogo como um quibebe, como pra assar, gosto muito da cabotiá, a abóbora japonesa de polpa cremosa e casca tão fina e também macia que é comestível e dá textura deliciosa à receita. A cabotiá ainda tem a vantagem de chegar aos mercados em tamanhos maiores e menores, quer dizer, pra quando se tem mais gente ou só pros de casa.

Dá pra comprar cubos descascados de abóbora em bandejas e prontos pra cozinhar, e já fiz isso muitas vezes (sempre confiro a data em que a abóbora foi cortada e embalada e verificando se os cubos estão lisos e coloridos, sem umidade ou mofo, quando a cor fica esmaecida), mas costumo comprar abóboras inteiras ou metades. As abóboras inteiras são lindas, enfeitam a cozinha e, como rendem bastante, podem ser suficientes pra mais de uma preparação, como metade em cubos pra uma receita como a de hoje, e metade pra fazer abóbora cabotiá caramelizada com mexerica e azeite, que dá pra ser feita em cubos ou assando como cuia pra que cada um pegue a sua colherada.

Pra abrir uma cabotiá, finque a ponta de uma faca com lâmina pesada bem ao lado do cabinho e desça cortando até separar as metades, então descarte as sementes puxando com força com uma colher de metal e use como quiser.

A receita que vai aqui é mais um método, que permite muitas variações e utilidades aos montes. Os cubos vão bem grãos, folhas refogadas, como espinafre e escarola, acompanham carnes vermelhas, aves, peixes e saladas, podem virar purês, que também podem se transformar em escondidinhos, bolinhos, recheios de massas e sopas.

Ingredientes

  • 1 kg de abóbora japonesa (cabotiá) sem sementes e em cubos de uns 2 cm, com ou sem casca
  • 4 dentes de alho inteiros e com casca
  • 4 ramos grandes de manjerona ou de manjericão
  • 1 folha de louro
  • 2 fios de cebolinha cortados em pedaços grandes
  • 1 cebola média em fatias finas (150 g)
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo) e separe uma assadeira média.

Na própria assadeira, misture a abóbora, o alho, a manjerona ou o manjericão, o louro, a cebolinha, a cebola, sal, pimenta-do-reino e regue com azeite o quanto baste pra que tudo fique lambuzado.

Leve ao forno por uns 45min (pode chegar a 1h), mexendo na metade do tempo, até que os cubos estejam macios e levemente dourados.

Retire do forno, descarte as ervas murchas, acerte o sal e sirva com arroz, grãos variados, folhas refogadas, acompanhando grelhados, apenas com uma salada, como base pra purês, sopas, cobertura de escondidinho, recheio de massa ou o que mais quiser.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *