Adicionar à minha lista

Abóbora caramelizada com laranja e azeite

Ana Bacellar abóbora caramelizada com laranja e azeite

Como sou apaixonada por abóboras e adoro a japonesa, ou cabotiá, que nada mais é que abóbora em japonês, vira e mexe eu preparo a receita de abóbora caramelizada com laranja e azeite. A polpa tem sabor, aroma e textura incríveis e a casca fina não só é comestível, como fica gostosa quando assada ou cozida e com um tom de verde muito escuro que deixa o prato lindo.

Quem já descascou abóboras sabe o quanto é bom não precisar descascar pra utilizar. Normalmente, eu abria a cabotiá fincando uma faca de ponta e com lâmina pesada bem ao lado do cabinho e descia cortando até conseguir separar as metades, então descartava as sementes puxando com força com uma colher de metal, cortava a abóbora em cubos ou gomos e utilizava os pedaços nas receitas.

Um dia, quando retirei as sementes, olhei pras metades e imaginei as duas assadas inteiras, com as cavidades brilhantes e saborosas e cada um se servindo às colheradas. Inventei na hora a receita que vai aqui e gostei tanto que sempre faço em casa. O azeite, o suco de laranja (ou de mexerica), o melaço de cana, os dentes de alho e as ervas deixam a polpa da abóbora saborosíssima e caramelizada.

Em 2014, fiz uma ceia de Natal com receitas usando frutas pro caderno “Paladar” do Estadão e inclui essa receita de abóbora cabotiá caramelizada, só que fiz com mexerica. O sucesso foi tamanho que perdi a conta das mensagens que recebi, inclusive de gente dizendo que não gostava de abóbora, mas resolveu experimentar e adorou. Os vegetarianos e os veganos ficaram encantados e a receita de abóbora caramelizada com laranja e azeite passou a ser prato principal de muitos encontros.

Apesar da cara de festa, a receita pode tranquilamente ser preparada no dia-a-dia.

Eu costumo comprar uma abóbora cabotiá pequena, cortar ao meio, preparar a receita como vai aqui e, se for bastante, guardar um tanto (assim como as sobras) pra aquecer e servir em refeições seguintes ou pra usar a abóbora macia e saborosa como base de bolinhos, pães, sopas e purês. Mas também costumo preparar meia abóbora como ensino na receita de hoje e faço alguma outra coisa com a outra metade. Se for fazer só meia abóbora, só preparar meia receita.

Pra aromatizar, usei dentes de alho inteiros, folhas de louro, ramos de tomilho e de alecrim, sal e pimenta-do-reino, mas use os temperos, ervas e especiarias que gostar e tiver em casa.

abobora caramelizada com laranja e azeite

Ingredientes

  • 1 abóbora cabotiá de uns 2 kg lavada e com casca
  • 1 e 1/2 xícara de suco de laranja ou de mexerica (umas 3 unidades)
  • 2 colheres (sopa) de melaço de cana
  • 2 dentes de alho inteiros e com casca
  • 2 folhas de louro
  • 4 raminhos de tomilho
  • 2 ramos pequenos de alecrim
  • 1/3 de xícara de azeite de oliva, aproximadamente (80 ml)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto) e unte com azeite uma assadeira que acomode as 2 metades da abóbora.

Corte a abóbora ao meio de comprido pra conseguir 2 metades, como se fossem 2 cumbucas grandes e coloque na assadeira com as cavidades para cima. Pincele tudo com azeite, tanto a casca do lado de fora, como por dentro. Em cada metade, espalhe um pouco de sal e de pimenta-do-reino em cada cavidade, coloque no centro 1 dente de alho, 1 folha de louro e 2 raminhos de tomilho e 1 de alecrim, regue com mais um pouquinho de azeite e por cima metade do suco de laranja.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 40min, até que, espetando com um garfo, a polpa esteja cozida, mas ainda firme. Descarte o alumínio, junte 1 colher (sopa) do melaço ao caldinho que houver na cavidade, coloque um pouco mais de sal e regue as bordas com um pouco desse caldinho. Aumente a temperatura do forno pra uns 200º (médio-alto) e deixe no forno por mais uns 20min, até que o caldinho reduza e a polpa esteja muito macia e dourada (pincele de novo na metade do tempo).

Transfira pra travessa de servir e cada um pega a sua porção com uma colher.

6 Comentários

  1. 1
    • 2

      Sirlene, boa tarde!
      Muito gostoso saber que a receita deu água na boca e bateu a vontade de ir pra cozinha.
      Não se esqueça de contar pra gente quando você preparar a receita.
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3

    Vou fazer. Adoro a receita de torta de palmito. Faço sempre . Sou de Belo Horizonte. Nunca fui no Lá da venda. Triste. Mas sempre seguindo a Helo. Muito obrigada.

    • 4

      Raquel, boa tarde!
      Obrigada pelo carinho. Muito gostoso saber que a torta de palmito já faz parte da sua cozinha. A gente espera que você também aproveite a receita da abóbora, que é deliciosa e linda.
      Fechar o Lá da Venda foi muito triste, era um lugar cheio de sentimentos, mas a vida virou de avesso e não dava mais…
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5
    • 6

      Bom dia!
      A gente verificou e vai metade do suco em cada metade de abóbora.
      Experimente e depois conte pra gente o resultado.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *